Biomodel

Histórico

O grupo de pesquisas “Sistema e Modelos em Biomas Agrícolas e Florestais” se dedica ao estudo das relações solo-planta-atmosfera procurando entender os diferentes processos biofísicos no desenvolvimento dos vegetais. Como ferramentas são desenvolvidos modelos matemáticos computacionais que permitem uma abordagem quantitativa dos processos nas suas diferentes interações, possibilitando testar hipóteses complexas e determinar a importância desses diferentes processos.
Além do aspecto científico mais puro os sistemas e modelos agrometeorológicos são importantes para a tomada de decisões agrícolas tendo como variáveis de entrada o diagnóstico e prognóstico do tempo meteorológico. Finalmente o desenvolvimento sustentável das atividades agrícolas e florestais depende de ferramentas seguras que simulem (antevejam) os possíveis impactos dessas atividades no solo e recursos hídricos, buscando o equilíbrio entre a produtividade, o custo com insumos e valor final do produto. Os recursos financeiros para manutenção das atividade de pesquisa vem de projetos aprovados em órgãos públicos de financiamento (CNPq, CAPES, FHIDRO (Semad-MG) e FAPEMIG) e de investimentos feitos pela iniciativa privada (CENIBRA, FIBRIA, INTERNATIONAL PAPER, SUZANO, VERACEL, KLABIN e GERDAU).

Objetivos

  • Desenvolver e testar modelos para as estimativas do uso de água pelas culturas agrícolas e florestas plantadas e da produtividade agrícola.
  • Desenvolver e testar sistemas computacionais para suporte às decisões agrícolas.
  • Estudar a sustentabilidade de sistemas agrícolas e florestais por meio de modelos agrometeorológicos.
  • Estudar os impactos das mudanças climáticas nas atividade agrícolas e florestais, pelo acoplamento de modelos de previsão climática e modelos agrometeorológicos.
  • Estudar os componentes do balanço hídrico e da eficiência do uso da água e impactos desta atividade sobre os recursos hídricos.

 

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados