Informativo

Associação de Apicultores do Projeto Colmeias recebe certificação orgânica da produção 2011

Toda a produção de mel deste ano terá o selo ‘Orgânico IBD’ certificado pelo Instituto Biodinâmico

No início deste ano a Associação de Apicultores de Capão Bonito (AAPICAB) obteve a certificação orgânica da produção 2011 do mel de eucalipto produzido dentro de áreas florestais da unidade da Fibria nos municípios de Capão Bonito, Itapeva e Itapetininga através do Projeto Colmeias.

O múltiplo uso de florestas de eucalipto tem agregado inúmeros valores e contribuído para o desenvolvimento das cidades. As florestas plantadas estão se tornando importantes fontes alternativas de multiprodutos.

Este ano Capão Bonito produziu cerca de 46.560 quilos de mel que hoje levam o selo IBD, garantindo a procedência e qualidade orgânica de um mel 100% natural e livre de resíduos, fruto do manejo realizado pelos apicultores e da certificação das florestas de eucalipto que agrega valor ao produto.

Para receber a certificação que garante a legitimidade do produto como orgânico, o apicultor deve atender a uma série de exigências. Todo o apiário é auditado, ou seja, desde o local onde as abelhas coletam o pólen (podendo ser a vegetação nativa ou uma cultura implantada, como no caso o eucalipto), até o processamento, envase e armazenamento do produto. A partir de então, o produtor poderá comercializar o mel ou outros produtos (geleia real, cera, pólen, própolis, etc) com o selo de orgânico.

Atualmente, Capão Bonito é um dos maiores produtores de mel de eucalipto do Estado de São Paulo e por meio da certificação orgânica o produto apícola está apto para ser exportado, principalmente ao mercado norte-americano.

Sobre o Projeto

Em janeiro de 2010, a Unidade Florestal da Fibria, de Capão Bonito, entregou as chaves simbólicas da Fazenda Paineira à Associação de Apicultores da região. A partir de então, os apicultores que integram o Projeto Colmeias passaram a contar com um espaço de 1,24 hectare para a sede da Associação.

O Projeto Colmeias é resultado de uma parceria sustentável nas comunidades de entorno das florestas plantadas, e os números são bastante satisfatórios, ressaltando a evolução do número de apicultores envolvidos e de produção do mel.