Brasil sobe 13 posições no ranking mundial de inovação

Pesquisa apresentada na última quinta-feira (30), em Paris, apontou que o Brasil subiu 13 posições no Indicador Global de Inovação 2011 (The Global Innovation Index). De acordo com o estudo, o país saiu do 60º lugar para o 47º, entre 2010 e 2011, o que coloca a nação na frente de países como Rússia, Índia e Argentina.

O levantamento é realizado anualmente pelo Insead, uma das principais escolas de negócios da Europa. Para a construção dos dados são observados 50 critérios, organizados em sete vertentes, que vão desde ambientes políticos e regulatórios, passando por acesso a crédito, indicadores de educação básica e superior, a consumo de produtos culturais e de lazer.

Para o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT, Ronaldo Mota, o resultado mostra que a inovação está virando cultura no Brasil. “Hoje podemos afirmar, sem medo de errar, que graças ao espírito muito empreendedor de nossa população, especialmente de pequenas empresas de forte conteúdo tecnológico e baseadas em conhecimento intensivo, estamos em ritmo bem mais acelerado que a média mundial”, avaliou.

O estudo é realizado em parceria com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Wipo, da sigla em inglês), agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). Ainda segundo o levantamento, a China foi o único país representante dos Brics a figurar no topo da lista, ocupando o 4º lugar. A Suíça ganhou três posições e assumiu a liderança, seguida por Suécia e Singapura na 2ª e 3ª colocações, respectivamente.

(Com informações do MCT)

Fonte: Boletim Gestão C&T Online