Estudante do grupo Biomodel é agraciada com bolsa CNPq

A estudante Carla Raphaela Araújo Silva que cursa o 6º período de Engenharia Florestal na Universidade Federal de Viçosa foi contemplada esta semana com uma bolsa de Iniciação Científica pelo CNPq. O projeto intitulado “Reciclagem e otimização do uso da água em viveiros florestais” está sob a coordenação do Prof. Aristides Ribeiro e tem como objetivo a otimização do uso da água através da automação em viveiros florestais. O projeto, que já está em execução, faz parte do trabalho de mestrado da estudante de Pós-Graduação em Meteorologia Agrícola Aline Santana de Oliveira, também orientada do Prof. Aristides Ribeiro.

Dentre outros objetivos o trabalho procura desenvolver modelos de estimativa do acúmulo de biomassa de mudas de eucalipto nas fases de produção, com base no conceito de graus-dia, desenvolver um modelo matemático para a estimativa de demanda de água por mudas de eucalipto, tendo como variáveis os elementos meteorológicos; desenvolver um sistema de controle de processos para a automação do fornecimento de água para as plantas; calibrar e validar o sistema de controle de aplicação de água e desenvolver um sistema automático para registro das condições ambientais de desenvolvimento das mudas, que permita correlacionar a qualidade das mudas e o ambiente em que foram desenvolvidas.